quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cuidados do Dia

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente. Decidi fazer um post sobre os cuidados que eu tenho com as minhas unhas e como eu faço para manter minha cutícula bonitinha para as esmaltações. Se prepara que o post é longo! :)

Como vocês sabem, parei de tirar minha cutícula à exatamente 3 meses e 5 dias, e como não poderia deixar de ser, foi extremamente difícil aguentar todas aquelas pelinhas soltando e a minha cutícula grossa, ressecada e feia. Para quem não sabe, eu faço minhas unhas desde os meus 12 ou 13 anos de idade, e desde essa época eu tiro minhas próprias cutículas. E como se não bastasse tirá-las, eu gostava delas bem fundas, a ponto de sangrarem. Pode parecer uma história meio doentia, eu sei, mas na verdade muitas pessoas são como eu era! Esse é um hábito brasileiro de manicurar as unhas. O que ninguém nunca nos avisou foi que, quanto mais se tira a cutícula, mais ela cresce e fica feia. É preciso, ás vezes, tirar a cutícula mais de uma vez por semana para que ela fique ''bonita'', não é?! Não! Não é preciso tirar as cutículas para que a esmaltação fique linda sempre. Existe uma luz no fim do túnel, gente!
 Hoje eu posso dizer que parar de tirar as cutículas foi a melhor coisa que eu já fiz pelas minhas unhas. Elas estão mais fortes (sim, não é lenda!), mais saudáveis, é muito mais rápido e fácil de esmaltar as unhas e o acabamento fica mais bonito.
Como sempre tem alguém que me pergunta como eu faço pra não tirar as cutículas resolvi fazer um post aqui pra vocês verem que não tem nada demais nos meus cuidados. Uso produtos simples e nada muuuuuito específico ou complicado!
Vamos lá?

A primeira coisa que eu comecei a fazer quando parei de tirar as cutículas foi hidratar MUITO as minhas mãos e unhas. Como eu já havia gastado muito dinheiro por aí com esmaltes novos, decidi usar o que eu tinha em casa pra economizar. Vocês vão ver que eu não uso nada muito caro ou muito absurdo para cuidar das minhas mãos. Mas são produtos que deram um bom resultado, e melhor, não me fizeram gastar rios de dinheiro com isso!

Os hidratantes que eu uso são esses:


Victoria's Secret Ultra - Moisturizing Hand and Body Cream: Esse foi o meu aliado de todas as horas. Carrego ele na bolsa junto comigo pra onde quer que eu vá. Ele tem uma consistência mais grossa, e é mais concentrado do que os hidratantes famosos da Victoria's Secret. Sempre que eu noto minhas mãos e cutículas muito ressecadas eu lanço mão desse hidratante pra me socorrer.



Boticário Nativa SPA Creme para Mãos: Gente, eu aaaamooo esse hidratante! Ele tem um cheirinho delicioso e a textura dele é perfeita para se usar quando se está fora de casa. Assim que você começa a espalhar ele fica um pouco mais líquido e depois de massagear bem, ele é completamente absorvido, o que te deixa a vontade de fazer qualquer outra tarefa manual segundos depois. Tem uma hidratação boa.



Ideal Cosméticos Emoliente de Cutículas: A princípio eu usava esse produto pra empurrar minhas cutículas antes da esmaltação, só que depois de um tempo minhas cutículas deixaram de precisar de ser empurradas antes de esmaltar, foi ai que então eu comecei a usar esse produto como hidratante de cutículas. Quando minhas cutículas estão ressecadas e duras eu passo um pouquinho desse emoliente e as massageio, depois é só dar uma empurradinha com as espátula que fica tudo lindo! Se me lembro bem esse produto não custou mais de 3 reais! :)


Avon Basics Manteiga de Cacau: Gente, esse não é exatamente meu hidratante favorito por apenas um motivo: o cheiro. Ele tem um cheiro que não me agrada, mas que também não é muito forte. Pelo estado da embalagem vocês podem imaginar há quanto tempo eu tenho ele e não usava. Depois que parei de tirar as cutículas eu revirei meu armário e encontrei esse hidratante lá. Ele é um excelente hidratante, mas como nunca consigo usar ele por causa do cheiro sempre dou uma misturadinha dele com o hidratante da Victoria's Secret quando a situação das minhas cutículas está preta! hahahaha. Como faz tempo que tenho ele, não sei ainda se a Avon fabrica e vende isso por aí.

Outra coisa que eu faço para hidratar minhas unhas, mãos e cutículas e usar Óleo de Amêndoas. Eu sei, pode parecer meio nojento passar óleo nas mãos, mas gente, é a melhor coisa que eu testei pra deixar a mão sempre hidratada. Tenho um no meu banheiro, e sempre que lavo as mãos passo umas gotinhas e massageio as cutículas com ele. É ótimo para passar antes de dormir, porque a mão fica um pouco besuntada mesmo, mas eu juro que o efeito é ótimo! :)

Quando eu comecei a pesquisar por aí maneiras de deixar a cutícula menos feinha e mais fininha, igual as das meninas dos blogs por ai, eu descobri outras coisinhas...


Avon Mira-Cuticle Conplexo Redutor de Cutículas: Esse é um produto antigo da Avon, provavelmente nossas mães e avós já conheciam ele antes da gente. Ele reduz a cutícula por conter ácido lático na sua fórmula. E gente, reduz MESMO! Comecei a usar e em menos de 2 semanas eu já notei diferença nas minhas cutículas. Elas ficaram mais finas e mais maleáveis. O tubinho do produto vem com um bico dosador e tampinha com ponta achatada que é perfeita pra empurrar as cutículas depois de usar o produto. (foto abaixo) 

Depois que eu comecei a usar o Mira Cuticle minhas cutículas ficaram bem fininhas e muito mais delicadas. Ponto pra Avon! :)


Sally Hansen Gel Cuticle Remover: A Sally Hansen tem uma linha completíssima de produtos para as unhas. E durante as minhas pesquisas por aí eu descobri esse produto. É importado e aqui no Brasil é caro, custa mais ou menos 30 reais no mercado livre. O meu veio dos States junto com a minha amiga Gi (obrigaaaaaaaada, Gi!). Ele é um removedor de cutículas, basta passar ele nas unhas e deixar por 1 minuto, depois é só empurrar com uma espátula e lavar com água e sabão. Todo o excesso de pele morta sai que é uma beleza! É ótimo pra quem ta começando a parar de tirar as cutículas (e também pra quem ainda tira as cutículas!), ele deixa ela mais fina e mais suave, e tira todo o excesso mesmo! Não é preciso usar todas as semanas, até hoje eu usei ele uma vez nas cutículas das mãos e outra nas cutículas dos pés. Vale suuuuper a pena o dinheiro gasto, gente! Recomendo! :)


Além de todos esses produtinhos eu sempre empurro as cutículas no banho, quando estão mais molinhas por causa da água, empurro beeem de levinho com as unhas mesmo e sempre que ela ta mais coladinha na unha eu uso uma espátula. Além disso uso SEMPRE base antes do esmalte pra proteger as unhas do pigmento e deixar elas mais fortes.
Agora posso mostrar pra vocês um antes e depois. Como minhas únicas fotos de como minhas cutículas eram quando eu tirava são as que eu tenho no blog, não vai ficar muito evidente toda a transformação que minhas cutículas passaram, mas acho que dá pra ver:

ANTES:
Última vez que eu tirei minhas cutículas foi pra passar o Azul Cobalto, lembram? Elas ficavam assim... (clique na foto para ampliar)

Ali no dedo médio dá pra ver bem como o contorno das unhas ficava feio e machucado. 


Nessa também dá pra ver os contornos mal feitos e a cutícula toda ressecada, né? feio!!!


DEPOIS:
Vocês podem conferir no blog como foi ficando a minha cutícula com o passar das semanas. Em algumas semanas ela estava ressecada (por falta de cuidados), nos posts mais antigos ela ainda estava grossa, mas muito melhor do que antes...




Cutículas grossas, porém hidratadas!

AGORA:


Tão fininhas que as vezes nem aparecem nas fotos! :)


E aí, convenci vocês que é possível viver em harmonia com as suas cutículas?! Espero que sim. Vamos gente, no começo é difícil, mas eu JURO que vale super a pena! :)


É isso. Se tiverem outras sugestões de posts, dicas e dúvidas, deixem um comentário que eu juro respondo! :)


Beijo!

2 comentários:

  1. Quem leu, com certeza não se arrependeu! Gostei bastante das informações, apesar das minhas cutículas já serem perfeitas. =P

    ResponderExcluir
  2. Tô pra comprar esse da Avon, viu! Quero ver se é bom mesmo :D

    ResponderExcluir

Comenta pra eu ficar feliz! :)